quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Chocolate você consegue resisistir??

O Encantado Mundo do Chocolate

Não Há quem resista a esta deliciosa mania,difundida e consumida no mundo todo.O chocolate ,durante toda sua história ,passou por muitos caminhos até chegar ao homem comum.Este verdadeiro presente dos deuses,a cada dia que passa ,conquista mais e mais adeptos!

Suprema heresia gastronómica dos cardápios de regime,o chocolate ,desde seu surgimento,reúne adeptos fiéis.
Com sabor divino ,alto teor de gordura e calorias,99% dos mortais do planeta não resistem a ele.
A árvore foi cultivada pelos sacerdotes que produziam, polpa,uma bebida amarga para ser servida somente em ocasiões especiais.As sementes eram usadas como moedas ,pelos astecas,devido ao seu alto valor de mercadoria.A historia conta ainda que Cristóvão Colombo,em sua quarta viagem ás Américas,descobriu as favas de cacau e,ao conquistar o México (1519-1521),o comandantes Hemám Cortés escreveu a seu soberano Carlos V contando sobre a mais nova demonstração de riqueza que aquelas terras desconhecidas possuíam,revelando para ele a imensa estima que a bebida escura merecia.
Para uns ,o chocolate chegou a ser considerado "imundo",vindo diretamente das regiões infernais,outros chamavam-no de "bebida do amor" ou "elixir da felicidade".Somente no século XVIII é que começa sua popularização na Europa , e como fator marcante de sua difusão no mundo,passa a ser utilizado como oferenda dos monges espanhóis em casamentos.O primeiro casal a ser felicitado com tamanha dádiva foi Luís XIII,da França e Ana, da Áustralia.Regalo dos deuses,privilégio dos sacerdotes e da nobreza , enfim o chocolate começa sua caminhada até o homem comum.


Do cacau ao Bombom

O processo de confecção desta delícia ,vai desde a colheita das favas á embalagem do produto final ,é trabalhoso e requer transformação rigorosa para alcançar seu refinamento indispensável. Uma vez feita a colheita manual das frutas , elas são quebradas e retiram-se as favas do cacau - em média 25 a 30 sementes em cada fruto -, que ficam de seis a nove dias em grandes caixas de madeira até que todo o liquido escorra e sobrem apenas as favas .Em seguida , são expostas ao sol para  a secagem e , posteriormente , ensacadas  e envolvidas para industrialização . 
Nas fábricas , ápos selecionadas , as favas passam da trituração para torrefação - segredo do arma do chocolate -, onde a umidade é eliminada e o aroma peculiar do cacau é desenvolvido. Uma massa pastosa e perfumada é conseguida através do processo de moagem ,no qual as favas trituradas e torradas se desintegram.
A partir daí,com a adição do açúcar , transforma-se em pó, barras,deliciosos bombons, coelhos de Páscoa, pirulitos , trufas.....

Enfim , mas o que realmente sabemos é que o chocolate vai além do que simplesmente um doce comum, ele é calmante , dessestressante,podendo nos dar uma sensação de prazer e felicidade!!!!
Chocolate é TUDO DE BOM!!!!



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Enia Pedretti Bolos & Cia Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template