terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Prato Principal - Leitoa Pururuca




Ingredientes:
1 leitoa de 6 a 7 kg
Sal
Alho
Pimenta do reino
Pimenta dedo de moça
Limão cravo ou limão Taiti

Modo de fazer
A leitoa deve ser morta na véspera.
E muito bem lavada, com pêlo bem raspado, corte ao meio
Depois coloque em uma panela grande e afervente por 5 minutos, deixe esfriar
É preciso passar limão por toda a pele da leitoa,este procedimento é para tirar gostos e cheiros.


O tempero!
Nada complicado. Uma "marinada" resolve bem..Use limão, sal, alho, pimenta- do- reino e pimenta dedo de moça amassada ou triturada. Pode pôr vinho branco, se gostar. Faça o tempero numa bacia funda, e ponha a leitoa de "molho", depois de passar o caldo por toda a extensão da carne. Deixe dormir na geladeira, depois de cobrir com papel alumínio. Se quiser vedar melhor, pode ainda embrulhar em saco plástico grande, para não dar "cheiro".

Em média, você vai gastar 2 horas e meia de forno para assar a leitoa, colocando a leitoa primeiro com as costelas para baixo na forma, virando depois de 40 minutos as costelas para cima e na parte final com o couro para cima, Depois, aumente a temperatura, para que a carne vá gratinando, além de assando. Tudo depende da temperatura. Vá verificando e controlando, para que a carne não fique crua nem assada demais.
Quando estiver no ponto ponha uma panela com 1 litro de óleo para esquentar. Quando estiver bem quente, quase saindo fumaça, jogue essa gordura sobre a leitoa para que sua pele estoure e fique pururucada!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Enia Pedretti Bolos & Cia Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template